Oferta formativa

Silvicultura e Caça

  • Constituição, funcionamento, conservação dos equipamentos moto manuais e normas SHS/EPI (UFCD_3124)

    50.0 horas

    Apresentação

  • Manutenção e conservação da motosserra (UFCD_10010)

    25.0 horas

    Apresentação

    Pretende-se com esta formação que os formandos adquiram conhecimento que lhes permita reconhecer a importância da manutenção e conservação da motosserra, equipamentos e ferramentas utilizadas para a segurança e produtividade no trabalho. Adquiram ainda competencias que lhes permita identificar e utilizar as ferramentas necessárias às operações de manutenção e acautelar as peças sobresselentes necessárias à reparação de pequenas avarias, assim como realizar as intervenções necessárias ao bom estado de conservação e de funcionamento da motosserra, aplicando o esquema geral de manutenção.

  • Motosserras – constituição, utilização e manutenção (UFCD 8357)

    50.0 horas

    Apresentação

    Caracterizar e utilizar os equipamentos de proteção individual (EPI) e os dispositivos de segurança da motosserra. Caracterizar os constituintes mecânicos e técnicos da motosserra. Operar com a motosserra e equipamentos acessórios e/ou auxiliares, tendo em conta as operações florestais, os métodos e as técnicas associadas. Executar operações de manutenção e conservação da motosserra, ferramentas e equipamentos auxiliares. Reconhecer os riscos e aplicar os procedimentos adequados ao abate de árvores em situação difícil.

  • Técnicas de abate dirigido com motosserra (UFCD 4547)

    25.0 horas

    Apresentação

  • Utilização, Manutenção e Conservação da Motosserra e da Motorroçadoura, em segurança

    50.0 horas

    Apresentação

    Capacitar os formandos com competências para uma utilização segura dos equipamentos motomanuais (motosserra e motorroçadoura) nas operações de limpeza de espaços florestais, terrenos agrícolas e espaços verdes e ajardinados.