Silvicultura e Caça

  • Constituição, funcionamento, conservação dos equipamentos moto manuais e normas SHS/EPI(UFCD_3124)

    50 horas

    Apresentação

  • Curso de Formação de Fogo Controlado

    119 horas

    1000.00 €

    Apresentação

    A CASTELFORM tem uma vasta experiência na formação de fogo controlado para técnicos e para sapadores, quer operacionais de queima, quer a formação obrigatória ao abrigo do programa Nacional de Sapadores. Nestes últimos anos executámos formação para técnicos em Fogo controlado para a FEB - Força Especial de Bombeiro da FORÇA ESPECIAL DE PROTEÇÃO CIVIL, para o Grupo de Intervenção Proteção e Socorro da Guarda Nacional Republicana, para elementos da Comunidade Intermunicipal Beira Baixa.

  • Formação para Sapadores (UFCD_3741/UFCD_3124)

    100 horas

    Apresentação

    SAPADORES FLORESTAIS: UFCD: 3741 / OPERAÇÕES DE EXTINÇÃO DE INCÊNDIOS FLORESTAIS (50H) E UFCD 3124 / CONSTITUIÇÃO, FUNCIONAMENTO, CONSERVAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS MOTOMANUAIS E NORMAS DE SHS/EPI (50H)

  • Manutenção e conservação da motosserra (UFCD_10010)

    25 horas

    Apresentação

    Pretende-se com esta formação que os formandos adquiram conhecimento que lhes permita reconhecer a importância da manutenção e conservação da motosserra, equipamentos e ferramentas utilizadas para a segurança e produtividade no trabalho. Adquiram ainda competencias que lhes permita identificar e utilizar as ferramentas necessárias às operações de manutenção e acautelar as peças sobresselentes necessárias à reparação de pequenas avarias, assim como realizar as intervenções necessárias ao bom estado de conservação e de funcionamento da motosserra, aplicando o esquema geral de manutenção.

  • Operacional de Queima (UFCD 5377_3127_9990)

    Planeado(a)

    150 horas

    Apresentação

    • Data de Início

      25/10/2020

    • Tipo de Horário

      Misto

    • Horas

      150

    • Local de Formação

      Vieira do Minho

  • Organização e operacionalização de operações rescaldo e de vigilância

    30 horas

    110.00 €

    Apresentação

    a. O peso de reacendimentos do número de ocorrências anuais de incêndios são devido ao incompleto controlo do fogo por parte dos bombeiros. Entre 2008 e 2017 foram de 18% as ocorrências de reacendimentos, depois de os bombeiros pensarem que o fogo estava extinto e em 2018 representou 11%. Paralelamente um reacendimento vai provocar incêndios de grande dimensão que implica uma intervenção alargada do mesmo. Assim o rescaldo é uma técnica fundamental contribuindo para a dimensão da área ardida, contudo verificamos que as equipas existentes no terreno, quer bombeiros quer sapadores florestais e outras não dominam por completo esta técnica. b. O referencial de formação 623239 - Sapador/a Florestal sofreu uma alteração profunda em dezembro de 2018. Na sequência dessa alteração houve ajuste de várias UFCD (unidades de curta duração) e incremento de novas UFCD na formação obrigatória para sapadores florestais. A UFCD 9987 - Técnica de rescaldo (http://www.catalogo.anqep.gov.pt/UFCD/Detalhe/12889) foi criada em Dezembro de 2018

  • Prevenção de incêndios florestais e rurais na interface urbano-florestal (UFCD 9995)

    25 horas

    Apresentação