Inscrever nesta edição Todas as Edições

Informação sobre a edição do curso

  • Horário19:00 - 22:00
  • Duração25.0 horas
  • Início25/11/2020
  • Fim18/12/2020
  • Local de FormaçãoBraga - Associação "TEM"
    R. André Soares, nº 216 (junto à Escola B2/3 André Soares)
    4715-002 BRAGA
  • Condições de Inscrição

    Adultos em idade Ativa:
    - Ativos/as empregados/as, com habilitação mínima igual ou superior ao 3º ciclo.
    - Ativos/as desempregados/as, com habilitação igual ou superior ao ensino secundário e inscritos no IEFP há menos de 12 meses.
    Documentação a apresentar pelos candidatos, de suporte ao "Processo de Inscrição e Seleção":
    a) Ativos por conta de Outrém - Cópia do recibo de vencimento do mês anterior ao do início da formação ou declaração da Entidade Patronal atestando que o formando é colaborador dessa entidade;
    b) Empresários em nome individual ou Trabalhadores independentes - declaração de início de atividade ou impressão da situação profissional extraída do site da AT + ultima fatura ou Recibo Verde;
    c) Desempregados - Declaração do IEFP em como se encontra inscrito há menos de 12 meses.

  • Área de Formação

    Comércio

  • Conteúdos Programáticos

    • Planeamento e organização do trabalho
      • Organização pessoal do trabalho e gestão do tempo
      • Atitude, trabalho e orientação para os resultados
    • Conceito de plano de ação e de negócio
      • Principais fatores de êxito e de risco nos negócios
      • Análise de experiências de negócio
        • - Negócios de sucesso
        • - Insucesso nos negócios
      • Análise SWOT do negócio
        • - Pontos fortes e fracos
        • - Oportunidades e ameaças ou riscos
      • Segmentação do mercado
        • - Abordagem e estudo do mercado
        • - Mercado concorrencial
        • - Estratégias de penetração no mercado
        • - Perspetivas futuras de mercado

    • Plano de ação
      • Elaboração do plano individual de ação
        • - Atividades necessárias à operacionalização do plano de negócio
        • - Processo de angariação de clientes e negociação contratual

    • Estratégia empresarial
      • Análise, formulação e posicionamento estratégico
      • Formulação estratégica
      • Planeamento, implementação e controlo de estratégias
      • Negócios de base tecnológica | Start-up
      • Políticas de gestão de parcerias | Alianças e joint-ventures
      • Estratégias de internacionalização
      • Qualidade e inovação na empresa

    • Plano de negócio
      • Principais características de um plano de negócio
        • - Objetivos
        • - Mercado, interno e externo, e política comercial
        • - Modelo de negócio e/ou constituição legal da empresa
        • - Etapas e atividades
        • - Recursos humanos
        • - Recursos financeiros (entidades financiadoras, linhas de crédito e capitais próprios)
      • Formas de análise do próprio negócio de médio e longo prazo
        • - Elaboração do plano de ação
        • - Elaboração do plano de marketing
        • - Desvios ao plano
      • Avaliação do potencial de rendimento do negócio
      • Elaboração do plano de aquisições e orçamento
      • Definição da necessidade de empréstimo financeiro
      • Acompanhamento do plano de negócio

    • Negociação com os financiadores

Inscrever nesta edição Todas as Edições