Todas as edições do curso

15, Set
2020

  • Horas

    34 horas

  • Preço

    122.00 €

  • Local de Formação

    E-Learning

Detalhes
Manifestar interesse

Informação sobre o curso

  • Horas

    34

  • Preço

    122.00 €

  • Condições de Inscrição

    Destinatários:
    Este curso destina-se a Formadores, Professores e outros profissionais da área da educação/formação que pretendam desenvolver e converter e-conteúdos adequados e eficazes para cursos em e-learning.

    Requisitos:
    Os candidatos à frequência desta formação devem reunir os seguintes requisitos:
    • Ter acesso a um computador com câmara, microfone, ligação à Internet e um navegador web;
    • Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador;

  • Área de Formação

    Formação de Formadores

  • Conteúdos Programáticos

    • Módulo 1 – Competências digitais (módulo opcional) 

     

    o Ferramentas online Google e Microsoft

    o Repositórios online Google Drive e OneDrive

    o Partilhar documentos e trabalhar colaborativamente

    o Utilização de e-mail, chats, videochamadas

     

    • Módulo 2 - Concepção e produção de conteúdos digitais

     

    o Ferramentas de editores de texto e apresentações

    • Boas práticas para criar apresentações
    • Apresentações em PowerPoint, MindMeister e Prezi
    • Ferramentas de Word
    • Documentos e formulários em PDF

    o Ferramentas de edição de imagem, áudio e vídeo

    • Edição de imagens com GIMP
    • Edição de áudio com Audacity
    • Edição de vídeo com Windows 10, Avidemux ou OpenShot

     

    o Ferramentas de mapas mentais (mind map) e fluxogramas

    • Identificação de software: Microsoft Note, Miro, MindMeister
    • Apresentação de ideias e conceitos em mapas mentais
    • Demonstração de processos em fluxogramas
    • Partilhar e colaborar em mapas mentais e fluxogramas

     

    • Módulo 3 - Ambientes virtuais de aprendizagem

     

    o Funcionalidades da Plataforma Moodle:

    • Criar disciplinas e inscrição de participantes
    • Publicar conteúdos multimédia
    • Criar e editar atividades na disciplina
    • Criar atividades de grupo
    • Utilizar fóruns e chats para dinamização da aprendizagem

     

    o Ferramentas de videoconferência – Zoom, Skype:

    • Criar salas de videoconferência e convidar participantes
    • Moderar uma videoconferência
    • Partilha de ecrã, apresentação de diapositivos
    • Trabalhar com quadro branco

     

    • Módulo 4 - Acompanhamento e avaliação da formação e-learning

     

    o Integração de ferramentas externas com Moodle: repositórios online, formulários, videoconferências

    o Testes de avaliação e fichas de trabalho na Moodle

    o Sistema de avaliação de atividades da Plataforma Moodle

  • Objectivo Geral

    Preparar para as questões técnicas, pedagógicas e organizacionais relacionadas com o desenho, implementação e avaliação de um projeto formativo em regime e-learning.

  • Metodologia

    Metodologia:
    • Os módulos 1 e 2 poderão ser de frequência opcional para os formandos com competências suficientes na utilização do computador e nas ferramentas informáticas relevantes.
    • As sessões síncronas de videoconferência devem ser agendadas com a antecedência necessária para o horário mais conveniente a todos os formandos. O formador estará disponível 15min. antes do início da sessão para apoio aos formandos na preparação dos meios necessários à participação.
    • Todos os módulos terão atividades individuais e/ou em grupo para investigação e estudo dos temas, consolidação de conhecimentos e prática nos softwares apresentados nas sessões síncronas.
    • Durante os dias de intervalo das sessões, o formador estará disponível para apoio aos formandos por via de e-mail, chat ou videochamada, em horário a combinar. Quando apropriado o formador poderá sugerir reuniões de grupo ou fóruns e chats na Moodle para resolver questões comuns a vários formandos.

    Recursos didáticos:
    Todo o software utilizado neste curso é de utilização gratuita (exceto Microsoft Office):
    • Plataforma Moodle
    • Conta Google e conta Microsoft
    • Microsoft Office (Word, PowerPoint), Microsoft Note
    • Skype, Zoom, Editor de PDF, MindMeister, Prezi, Gimp, Audacity, Avidemux

  • Formador(es)

    • José Menezes

    • José Inácio Menezes, licenciado em Engenharia de Produção pela Universidade do Minho. Possui certificação internacional em ECDL (European Computer Driving Licence) e em Information Technology Service Management (ITIL), bem como formação certificada em E-Learning. Tem uma experiência profissional de 20 anos na Indústria, em funções de gestão em áreas como Planeamento e Controlo de Produção, Logística, Sistemas de Informação e Informática. É formador e consultor empresarial há mais de 10 anos nas áreas de Microsoft Office, Sistemas de Informação, Redes Informáticas e no desenvolvimento de soluções de software à medida. Na formação em Microsoft Office tem dedicado maior ênfase na utilização avançada de Excel, programação VBA e análise de dados com PowerQuery e PowerBI. Especialista em redes informáticas empresariais e programação de computadores, nomeadamente na instalação e manutenção de servidores e programação .NET, linguagens web (HTML, PHP, ASP, JavaScript) e bases de dados.


Manifestar interesse