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  • Duração25.0 horas
  • Área de Formação

    Comércio

  • Referencial de Formação

    Operador/a de Distribuição

  • Conteúdos Programáticos



    Teletrabalho
    Conceito e caracterização em contexto tradicional e em cenários de exceção
    Enquadramento legal, regime, modalidades e negociação
    Deveres e direitos dos/as empregadores/as e teletrabalhadores
    Vantagens e desafios para os/as teletrabalhadores e para a sociedade
    Competências do/a teletrabalhador/a
    Competências comportamentais e atitudinais – capacidade de adaptação à mudança e ao novo ambiente de trabalho, automotivação, autodisciplina, capacidade de inter-relacionamento e socialização a distância, valorização do compromisso e adesão ao regime de teletrabalho
    Competências técnicas – utilização de tecnologias e ferramentas digitais, gestão do tempo, gestão por objetivos, ferramentas colaborativas, capacitação e literacia digital
    Pessoas, produtividade e bem-estar em contexto de teletrabalho
    Gestão da confiança
    - Promoção dos valores organizacionais e valorização de uma missão coletiva
    - Acompanhamento permanente e reforço de canais de comunicação (abertos e transparentes)
    - Partilha de planos organizacionais de ajustamento e distribuição do trabalho e disseminação de boas práticas
    - Identificação de sinais de alerta e gestão dos riscos psicossociais
    Gestão da distância
    - Sensibilização, capacitação e promoção da segurança e saúde no trabalho
    - Reorganização dos locais e horários de trabalho
    - Equipamentos, ferramentas, programas e aplicações informáticas e ambientes virtuais (trabalho colaborativo)
    - Motivação e feedback
    - Cumprimento dos tempos de trabalho (disponibilidade contratualizada)
    - Reconhecimento das exigências e dificuldades associadas ao trabalho remoto
    - Gestão da eventual sobreposição do trabalho à vida pessoal
    - Controlo e proteção de dados pessoais
    - Confidencialidade e segurança da informação e da comunicação
    - Assistência técnica remota
    Gestão da informação, reuniões e eventos (à distância e/ou presenciais)
    Formação e desenvolvimento de novas competências
    Transformação digital – novas formas de trabalho
    Desempenho profissional em regime de teletrabalho
    Organização do trabalho
    Ambiente de trabalho – iluminação, temperatura, ruído
    Espaço de e para o teletrabalho
    Mobiliário e equipamentos informáticos – condições ergonómicas adaptadas ao novo contexto de trabalho
    Pausas programadas
    Riscos profissionais e psicossociais
    - Salubridade laboral, ocupacional, individual, psíquica e social
    - Avaliação e controlo de riscos
    - Acidentes de trabalho
    Gestão do isolamento

  • Objectivo Geral



    Reconhecer o enquadramento legal, as modalidades de teletrabalho e o seu impacto para a organização e trabalhadores/as.
    Identificar o perfil e papel do/a teletrabalhador/a no contexto dos novos desafios laborais e ocupacionais e das políticas organizacionais.
    Identificar e selecionar ferramentas e plataformas tecnológicas de apoio ao trabalho remoto.
    Adaptar o ambiente de trabalho remoto ao regime de trabalho à distância e implementar estratégias de comunicação, produtividade, motivação e de confiança em ambiente colaborativo.
    Aplicar as normas de segurança, confidencialidade e proteção de dados organizacionais nos processos de comunicação e informação em regime de teletrabalho.
    Planear e organizar o dia de trabalho em regime de teletrabalho, assegurando a conciliação da vida profissional com a vida pessoal e familiar.

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