Este site utiliza cookies . Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Para mais informações consulte a nossa Política de Cookies. Fechar
Menu Lateral
  • Duração50.0 horas
Condições de Inscrição

São potenciais destinatários deste percurso formativo:
• Ativos empregados nas áreas da cultura, património, turismo e similares (mínimo 9º ano).
• Ativos desempregados que pretendam reconverter-se ou investir nestas áreas de atividade (mínimo nível secundário completo, não DLD).

Área de Formação

Trabalho Social e Orientação

Referencial de Formação

Animador Sociocultural

Conteúdos Programáticos

UFCD 4293 - Intervenção em Espaços Culturais.

Objectivo Geral

No final da ação de formação os formandos deverão ser capazes de aplicar uma metodologia de reflexão e construção das agendas culturais locais que se pretendem diversificadas, inclusivas e de qualidade.

Observações

UFCD 4287 - Arte, Património e Tradição; UFCD 4293 - Intervenção em Espaços Culturais.

Metodologia

As sessões promoverão a partilha de ideias e experiências e terão uma dimensão tão prática quanto possível.

Sobre a Formadora: Helena Mendes Pereira (n.1985).
É curadora e investigadora em práticas artísticas e culturais contemporâneas. Amiúde, aventura-se pela dramaturgia e colabora, como produto-ra, em projetos ligados à música e ao teatro, onde tem muitas das suas raízes profissionais.
É licenciada em História da Arte (FLUP); frequentou a especialização em Museologia (FLUP), a pós-graduação em Gestão das Artes (UCP); é mestre em Comunicação, Arte e Cultura (ICS-UMinho) e doutoranda em Ciências da Comunicação, com uma tese sobre Mercado da Arte no pós 25 de Abril de 1974.
Atualmente, é chief curator da zet gallery (Braga) e inte-gra a equipa da Fundação Bienal de Arte de Cerveira como curadora e no apoio à coordenação artística, tendo sido com esta entidade que iniciou o seu percurso profis-sional no verão de 2007.
No âmbito da educação e mediação cultural orienta, regularmente, visitas a exposições e museus de Arte Con-temporânea, tendo já lecionado o tema em várias insti-tuições de ensino. Integra, no ano letivo de 2018/2019 o corpo docente da Universidade do Minho como assisten-te convidada.
É formadora sénior e consultora nas áreas da gestão e programação cultural. Publica regularmente em jornais e revistas da especialidade, tais como o quinzenário As Artes entre as Letras, nas revistas RUA e UMBIGO. Tem publicados catálogos e outros resultados de investigações mais profundas sobre artistas e contextos de curadoria.