Informação sobre a edição do curso

Inscrever nesta edição Todas as edições Pedir contacto
  • Horário20:00 às 22:30
  • Duração50.0 horas
  • Início20/09/2021
  • Fim20/10/2021
  • Local de FormaçãoE-Learning

    -
  • Condições de Inscrição

    Adultos em idade Ativa, em processo de qualificação e/ou reconversão profissional:

    • Ativos/as empregados/as, com habilitação igual ou superior ao 3º ciclo.
    • Ativos/as em situação de desemprego de curta duração (inscritos no IEFP há menos de 12 meses), com habilitação igual ou superior ao ensino secundário.

     Sendo uma formação de nível 4 (destinada preferencialmente a adultos com escolaridade entre o 3º ciclo e o ensino secundário), o curso pode integrar formandos com estudos superiores (bacharelato, licenciatura, pós-graduação e mestrado).

  • Área de Formação

    Turismo e Lazer

  • Objetivo Geral

    No final da formação, os formandos deverão saber executar um plano de marketing para um produto/projeto turístico.

  • Conteúdos Programáticos

    • Conceito de Marketing
    • Conceito de Marketing Turístico
    • marketing mix
      • Política de produto
      • Política de preço
      • Política de distribuição
      • Política de promoção
      • O mix dos serviços
      • Pessoal em contacto
      • Imagem
      • Processo de prestação do serviço
    • Segmentação
      • Definição de segmentação
      • Razões da segmentação
      • Processo de segmentação
      • Principais critérios de segmentação
      • Escolha dos critérios de segmentação
    • Posicionamento de destinos turísticos
      • Definição de posicionamento
      • Importância da escolha de um posicionamento
      • As duas dimensões de um posicionamento
      • A escolha das características/atributos distintivos
      • A qualidade de um posicionamento
    • Elaboração de uma estratégia de marketing turístico
      • A análise e diagnóstico da situação do destino e espaço turístico (SWOT...)
      • Definição de objectivos
      • As opções estratégicas de marketing
      • Elaboração e formulação do marketing mix
      • A avaliação do plano de acção
    • Instrumentos promocionais
    • Novos conceitos estratégicos de marketing para o turismo
      • Marketing relacional
      • e-marketing

  • Formador(es)

    • Luís Ferreira

    • Luís Ferreira (n. 1981). Técnico Superior de Turismo, com experiência no setor público desde 2012. Licenciado em Turismo (IPVC-ESTG); pós-gradução em Património e Turismo Cultural (Uminho). Foi formador do “Curso de Técnico de Informação e Animação Turística” em 2010, nomeadamente, na Associação Comercial de Braga, Relações Públicas do Parque de Exposições de Braga em 2011, trabalhou no setor hoteleiro em 2006 e como Promotor – face to face marketing em 2007. Possui diversa formação no domínio do turismo, onde se destacam as áreas de Turismo Acessível, Gestão de Projetos, Marketing, Produtividade e Liderança. É atualmente Delegado/Representante por Braga da APROTURM | Associação de Profissionais de Turismo do Minho, bem como 1º Secretário da Mesa da Assembleia Geral da BANGART | Associação Artística e Cultural e Confrade da Confraria Gastrónomos do Minho.


    • Sérgio Pinto

    • Sérgio Pinto, Técnico Superior de Turismo, com Licenciatura Bietápica, no IPVC, Pólo da ESTG (Escola Sup. de Tecnologias e Gestão). Pós-Graduação em Educação em Turismo, Restauração e Hotelaria na Escola Superior de Estudos Superiores e Industriais, em Vila do Conde. Iniciou o seu percurso profissional no ano de 2006, como técnico superior na cooperativa de desenvolvimento e promoção do turismo cultural e religioso, Turel|TCR. Mais tarde, acumulou a função de técnico superior na agência de viagens Turel Viagens. Desempenha funções de guia local. Formador e na área de Turismo e Hotelaria desde 2007, nomeadamente, na Associação Comercial de Braga, CFP de Braga e entidade de formação Sol do Ave. Desde 2014 formador e coordenador de curso no curso de Turismo e de Restauração na Escola Prof. Profitecla. Guia Interprete Local desde 2007, nas línguas Inglês e Espanhol. Possui várias formações na área de Turismo, Hotelaria e Marketing.


Inscrever nesta edição Todas as edições Pedir contacto