Criação e desenvolvimento de ideias/oportunidades de negócioNoção de negócio sustentávelIdentificação e satisfação das necessidades- Formas de identificação de necessidades de produtos/serviços para potenciais clientes/consumidores- Formas de satisfação de necessidades de potenciais clientes/consumidores, tendo presente as normas de qualidade, ambiente e inovaçãoSistematização, análise e avaliação de ideias de negócioConceito básico de negócio- Como resposta às necessidades da sociedadeDas oportunidades às ideias de negócio- Estudo e análise de bancos/bolsas de ideias- Análise de uma ideia de negócio - potenciais clientes e mercado (target)- Descrição de uma ideia de negócioNoção de oportunidade relacionada com o serviço a clientesRecolha de informação sobre ideias e oportunidades de negócio/mercadoFormas de recolha de informação- Direta – junto de clientes, da concorrência, de eventuais parceiros ou promotores- Indireta – através de associações ou serviços especializados - públicos ou privados, com recurso a estudos de mercado/viabilidade e informação disponível on-line ou noutros suportesTipo de informação a recolher- O negócio, o mercado (nacional, europeu e internacional) e a concorrência- Os produtos ou serviços- O local, as instalações e os equipamentos- A logística – transporte, armazenamento e gestão de stocks- Os meios de promoção e os clientes- O financiamento, os custos, as vendas, os lucros e os impostosAnálise de experiências de criação de negóciosContacto com diferentes experiências de empreendedorismo- Por setor de atividade/mercado- Por negócioModelos de negócio- Benchmarking- Criação/diferenciação de produto/serviço, conceito, marca e segmentação de clientes- Parceria de outsourcing- Franchising- Estruturação de raiz- Outras modalidadesDefinição do negócio e do targetDefinição sumária do negócioDescrição sumária das atividadesTarget a atingirFinanciamento, apoios e incentivos à criação de negóciosMeios e recursos de apoio à criação de negóciosServiços e apoios públicos – programas e medidasBanca, apoios privados e capitais própriosParceriasDesenvolvimento e validação da ideia de negócioAnálise do negócio a criar e sua validação préviaAnálise crítica do mercado- Estudos de mercado- Segmentação de mercadoAnálise crítica do negócio e/ou produto- Vantagens e desvantagens- Mercado e concorrência- Potencial de desenvolvimento- Instalação de arranqueEconomia de mercado e economia social – empreendedorismo comercial e empreendedorismo socialTipos de negócioNatureza e constituição jurídica do negócio- Atividade liberal- Empresário em nome individual- Sociedade por quotasContacto com entidades e recolha de informação no terrenoContactos com diferentes tipologias de entidades (municípios, entidades financiadoras, assessorias técnicas, parceiros, …)Documentos a recolher (faturas pró-forma; plantas de localização e de instalações, catálogos técnicos, material de promoção de empresas ou de negócios, etc…)