Informação sobre o curso

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  • Duração50.0 horas
  • Área de Formação

    Comércio

  • Referencial de Formação

    Técnico de Vendas

  • Conteúdos Programáticos

    Criação e desenvolvimento de ideias/oportunidades de negócio
    Noção de negócio sustentável
    Identificação e satisfação das necessidades
    - Formas de identificação de necessidades de produtos/serviços para potenciais clientes/consumidores
    - Formas de satisfação de necessidades de potenciais clientes/consumidores, tendo presente as normas de qualidade, ambiente e inovação
    Sistematização, análise e avaliação de ideias de negócio
    Conceito básico de negócio
    - Como resposta às necessidades da sociedade
    Das oportunidades às ideias de negócio
    - Estudo e análise de bancos/bolsas de ideias
    - Análise de uma ideia de negócio - potenciais clientes e mercado (target)
    - Descrição de uma ideia de negócio
    Noção de oportunidade relacionada com o serviço a clientes
    Recolha de informação sobre ideias e oportunidades de negócio/mercado
    Formas de recolha de informação
    - Direta – junto de clientes, da concorrência, de eventuais parceiros ou promotores
    - Indireta – através de associações ou serviços especializados - públicos ou privados, com recurso a estudos de mercado/viabilidade e informação disponível on-line ou noutros suportes
    Tipo de informação a recolher
    - O negócio, o mercado (nacional, europeu e internacional) e a concorrência
    - Os produtos ou serviços
    - O local, as instalações e os equipamentos
    - A logística – transporte, armazenamento e gestão de stocks
    - Os meios de promoção e os clientes
    - O financiamento, os custos, as vendas, os lucros e os impostos
    Análise de experiências de criação de negócios
    Contacto com diferentes experiências de empreendedorismo
    - Por setor de atividade/mercado
    - Por negócio
    Modelos de negócio
    - Benchmarking
    - Criação/diferenciação de produto/serviço, conceito, marca e segmentação de clientes
    - Parceria de outsourcing
    - Franchising
    - Estruturação de raiz
    - Outras modalidades
    Definição do negócio e do target
    Definição sumária do negócio
    Descrição sumária das atividades
    Target a atingir
    Financiamento, apoios e incentivos à criação de negócios
    Meios e recursos de apoio à criação de negócios
    Serviços e apoios públicos – programas e medidas
    Banca, apoios privados e capitais próprios
    Parcerias
    Desenvolvimento e validação da ideia de negócio
    Análise do negócio a criar e sua validação prévia
    Análise crítica do mercado
    - Estudos de mercado
    - Segmentação de mercado
    Análise crítica do negócio e/ou produto
    - Vantagens e desvantagens
    - Mercado e concorrência
    - Potencial de desenvolvimento
    - Instalação de arranque
    Economia de mercado e economia social – empreendedorismo comercial e empreendedorismo social
    Tipos de negócio
    Natureza e constituição jurídica do negócio
    - Atividade liberal
    - Empresário em nome individual
    - Sociedade por quotas
    Contacto com entidades e recolha de informação no terreno
    Contactos com diferentes tipologias de entidades (municípios, entidades financiadoras, assessorias técnicas, parceiros, …)
    Documentos a recolher (faturas pró-forma; plantas de localização e de instalações, catálogos técnicos, material de promoção de empresas ou de negócios, etc…)

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