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  • Duração25.0 horas
Condições de Inscrição

Situação face ao emprego:

A - Se Ativos empregados:
1. Trabalhadores por conta de outrem (cópia de recibo de vencimento do último mês).
2. Trabalhadores por conta própria (declaração de abertura de atividade + cópia de RVE).
Os ativos empregados devem ter mínimo de escolaridade obrigatória (do 1º ciclo ao 3º ciclo completo)

B - Se Ativos desempregados:
1. e inscritos há menos de 12 meses no IEFP, a procura de novo emprego.
2. Necessário apresentar comprovativo de inscrição no Centro de Emprego.
Os Ativos desempregados devem ter habilitação mínima do ensino secundário

A ou B: Em ambas as situações os formandos deverão apresentar:
3. Certificado Escolar / certificado de habilitações.
4. Comprovativo de morada fiscal – declaração extraída do site da AT ou recibo de vencimento se tiver a morada).

Área de Formação

Serviço de Apoio a Crianças e Jovens

Referencial de Formação

Cuidador/a de Crianças e Jovens

Conteúdos Programáticos

• Desenvolvimento de crianças e jovens
o Desenvolvimento físico e psicomotor
o Desenvolvimento cognitivo
o Desenvolvimento da linguagem
o Desenvolvimento sócio-afetivo

• Especificidades do desenvolvimento de crianças e jovens
o Vinculação: a criança e o adulto de referência
o Primeiros comportamentos sociais
o Importância do contexto pré-escolar e suas implicações nos comportamentos sociais
o Importância do papel do adulto como modelo de referência
o Importância do contexto escolar e suas implicações nos comportamentos sociais
oInternet e redes sociais
oPrincipais desafios do desenvolvimento da sexualidade e relações entre pares

• Fatores condicionantes do desenvolvimento das crianças e jovens

• Problemas de desenvolvimento - sinais de alerta

• O período da adolescência
o Características (feminino versus masculino)
o Adaptação e inserção
o Desvios
o Estratégias de comunicação

Objectivos Específicos

No final da ação de formação os formandos deverão ser capazes de:
• Identificar as especificidades do desenvolvimento de crianças e jovens.
• Identificar os fatores condicionantes do desenvolvimento das crianças e jovens.
• Identificar os sinais de alerta relativos aos problemas de desenvolvimento das crianças e jovens.

Avaliação

A - Avaliação da aprendizagem e comportamento dos formandos (ao longo de todas as sessões):

Avaliação contínua (formativa e sumativa) com base nos seguintes critérios:
A1 - Avaliação comportamental (50%):
A1.1. - Motivação (está motivado/a para o processo de aprendizagem, criando os condições de disponibilidade e atenção);
A1.2. - Participação (interage com o grupo; participa nos grupos de trabalho; coloca questões e exprime opiniões criticas e fundamentadas);
A1.3. - Relações Interpessoais (interage com o grupo, respeitando as regras básicas da comunicação);
A1.4. - Trabalho em Equipa
/Adaptação a uma tarefa (adere a propostas de trabalho em equipa ou adere à realização de uma aplicação prática dos conhecimentos transmitidos)
A2 - Avaliação de conhecimentos/competências adquiridas (50%):
A2.1. - Resposta a questões em testes ou fichas pedagógicas (e/ou)
A2.2. - Resposta a trabalhos individuais ou de grupo (e/ou)
A2.3. - Aplicação de grelha de observação (e/ou)
A2.4. - Resultados de aplicação de medidas de recuperação (sempre que necessário)

- Avaliação final (sumativa):

No final da intervenção/ação, o/a Formador/a conclui o preenchimento da grelha para os itens de avaliação, atribuindo a nota final (na escala de 1 a 5). Obtém
resultado “Com aproveitamento”/”Certificação” se o/a formando/a atingir uma qualificação igual ou superior a 3 (Suficiente).

Para o alcance de aproveitamento os formandos devem cumprir o critério "Assiduidade e Pontualidade” (Comparecem às horas marcadas e cumprem o horário da formação, no mínimo de 90% da duração da ação. Em casos excecionais esta percentagem pode ser revista desde que aplicadas medidas de recuperação)".

B- Avaliação de reação (formandos e formador) – aplicação de questionário de avaliação de reação (última sessão).

Metodologia

Método Expositivo – transmissão de conhecimentos através de atividades mais teóricas como por exemplo apresentação multimédia com texto, imagens e
vídeos.

Métodos Ativos - Centrado nos formandos com recurso a técnicas como análise de estudos caso, trabalhos individuais e de grupo com pesquisa e apresentação
em plenário.

Método Interrogativo - verificação de conhecimentos prévios que os formandos possuem e a aquisição de conhecimentos adquiridos ao longo da ação de
formação

Formador(es)

Marta Cleto

Marta Cleto (n. 1995). Licenciatura em Educação Social. Atualmente desempenha funções de Professora de Apoio em Centro de Estudos. Curso Intensivo de Promoção de Competências Sociais em Crianças e Jovens (2018). Exerce diversas atividades de voluntariado com crianças, de que se destaca a do Bairro da Cruz de Pau - ADEIMA (2018-2019). Ego-auxiliar na Escola Superior de Educação Porto (2017-2018), na Unidade Curricular de Formação Pessoal e Social, do 2º ano da Licenciatura em Educação Social. Formadora no IEFP (2018-2020), em cursos de Vida Ativa e EFA PRO, na área da gerontologia e animação infantil.