Informação sobre o curso

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  • Duração25.0 horas
  • Condições de Inscrição

    Situação face ao emprego:

    A - Se Ativos empregados:
    1. Trabalhadores por conta de outrem (cópia de recibo de vencimento do último mês).
    2. Trabalhadores por conta própria (declaração de abertura de atividade + cópia de RVE).
    Os ativos empregados devem ter mínimo de escolaridade obrigatória (do 1º ciclo ao 3º ciclo completo)

    B - Se Ativos desempregados:
    1. e inscritos há menos de 12 meses no IEFP, a procura de novo emprego.
    2. Necessário apresentar comprovativo de inscrição no Centro de Emprego.
    Os Ativos desempregados devem ter habilitação mínima do ensino secundário

    A ou B: Em ambas as situações os formandos deverão apresentar:
    3. Certificado Escolar / certificado de habilitações.
    4. Comprovativo de morada fiscal – declaração extraída do site da AT ou recibo de vencimento se tiver a morada).

  • Área de Formação

    Serviço de Apoio a Crianças e Jovens

  • Referencial de Formação

    Cuidador/a de Crianças e Jovens

  • Conteúdos Programáticos

    • Desenvolvimento de crianças e jovens
    o Desenvolvimento físico e psicomotor
    o Desenvolvimento cognitivo
    o Desenvolvimento da linguagem
    o Desenvolvimento sócio-afetivo

    • Especificidades do desenvolvimento de crianças e jovens
    o Vinculação: a criança e o adulto de referência
    o Primeiros comportamentos sociais
    o Importância do contexto pré-escolar e suas implicações nos comportamentos sociais
    o Importância do papel do adulto como modelo de referência
    o Importância do contexto escolar e suas implicações nos comportamentos sociais
    oInternet e redes sociais
    oPrincipais desafios do desenvolvimento da sexualidade e relações entre pares

    • Fatores condicionantes do desenvolvimento das crianças e jovens

    • Problemas de desenvolvimento - sinais de alerta

    • O período da adolescência
    o Características (feminino versus masculino)
    o Adaptação e inserção
    o Desvios
    o Estratégias de comunicação

  • Objectivos Específicos

    No final da ação de formação os formandos deverão ser capazes de:
    • Identificar as especificidades do desenvolvimento de crianças e jovens.
    • Identificar os fatores condicionantes do desenvolvimento das crianças e jovens.
    • Identificar os sinais de alerta relativos aos problemas de desenvolvimento das crianças e jovens.

  • Avaliação

    A - Avaliação da aprendizagem e comportamento dos formandos (ao longo de todas as sessões):

    Avaliação contínua (formativa e sumativa) com base nos seguintes critérios:
    A1 - Avaliação comportamental (50%):
    A1.1. - Motivação (está motivado/a para o processo de aprendizagem, criando os condições de disponibilidade e atenção);
    A1.2. - Participação (interage com o grupo; participa nos grupos de trabalho; coloca questões e exprime opiniões criticas e fundamentadas);
    A1.3. - Relações Interpessoais (interage com o grupo, respeitando as regras básicas da comunicação);
    A1.4. - Trabalho em Equipa
    /Adaptação a uma tarefa (adere a propostas de trabalho em equipa ou adere à realização de uma aplicação prática dos conhecimentos transmitidos)
    A2 - Avaliação de conhecimentos/competências adquiridas (50%):
    A2.1. - Resposta a questões em testes ou fichas pedagógicas (e/ou)
    A2.2. - Resposta a trabalhos individuais ou de grupo (e/ou)
    A2.3. - Aplicação de grelha de observação (e/ou)
    A2.4. - Resultados de aplicação de medidas de recuperação (sempre que necessário)

    - Avaliação final (sumativa):

    No final da intervenção/ação, o/a Formador/a conclui o preenchimento da grelha para os itens de avaliação, atribuindo a nota final (na escala de 1 a 5). Obtém
    resultado “Com aproveitamento”/”Certificação” se o/a formando/a atingir uma qualificação igual ou superior a 3 (Suficiente).

    Para o alcance de aproveitamento os formandos devem cumprir o critério "Assiduidade e Pontualidade” (Comparecem às horas marcadas e cumprem o horário da formação, no mínimo de 90% da duração da ação. Em casos excecionais esta percentagem pode ser revista desde que aplicadas medidas de recuperação)".

    B- Avaliação de reação (formandos e formador) – aplicação de questionário de avaliação de reação (última sessão).

  • Metodologia

    Método Expositivo – transmissão de conhecimentos através de atividades mais teóricas como por exemplo apresentação multimédia com texto, imagens e
    vídeos.

    Métodos Ativos - Centrado nos formandos com recurso a técnicas como análise de estudos caso, trabalhos individuais e de grupo com pesquisa e apresentação
    em plenário.

    Método Interrogativo - verificação de conhecimentos prévios que os formandos possuem e a aquisição de conhecimentos adquiridos ao longo da ação de
    formação

  • Formador(es)

    • Marta Cleto

    • Marta Cleto (n. 1995). Licenciatura em Educação Social. Atualmente desempenha funções de Professora de Apoio em Centro de Estudos. Curso Intensivo de Promoção de Competências Sociais em Crianças e Jovens (2018). Exerce diversas atividades de voluntariado com crianças, de que se destaca a do Bairro da Cruz de Pau - ADEIMA (2018-2019). Ego-auxiliar na Escola Superior de Educação Porto (2017-2018), na Unidade Curricular de Formação Pessoal e Social, do 2º ano da Licenciatura em Educação Social. Formadora no IEFP (2018-2020), em cursos de Vida Ativa e EFA PRO, na área da gerontologia e animação infantil.


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