Este site utiliza cookies . Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Para mais informações consulte a nossa Política de Cookies. Fechar
Menu Lateral
Duração
25.0 horas
Informação sobre o curso Desenvolvimento de crianças e jovens (UFCD 9635)
Duração
25.0 horas
Condições de Inscrição

Situação face ao emprego:

A - Se Ativos empregados:
1. Trabalhadores por conta de outrem (cópia de recibo de vencimento do último mês).
2. Trabalhadores por conta própria (declaração de abertura de atividade + cópia de RVE).
Os ativos empregados devem ter mínimo de escolaridade obrigatória (do 1º ciclo ao 3º ciclo completo)

B - Se Ativos desempregados:
1. e inscritos há menos de 12 meses no IEFP, a procura de novo emprego.
2. Necessário apresentar comprovativo de inscrição no Centro de Emprego.
Os Ativos desempregados devem ter habilitação mínima do ensino secundário

A ou B: Em ambas as situações os formandos deverão apresentar:
3. Certificado Escolar / certificado de habilitações.
4. Comprovativo de morada fiscal – declaração extraída do site da AT ou recibo de vencimento se tiver a morada).

Área de Formação

Serviço de Apoio a Crianças e Jovens

Referencial de Formação

Cuidador/a de Crianças e Jovens

Conteúdos Programáticos

• Desenvolvimento de crianças e jovens
o Desenvolvimento físico e psicomotor
o Desenvolvimento cognitivo
o Desenvolvimento da linguagem
o Desenvolvimento sócio-afetivo

• Especificidades do desenvolvimento de crianças e jovens
o Vinculação: a criança e o adulto de referência
o Primeiros comportamentos sociais
o Importância do contexto pré-escolar e suas implicações nos comportamentos sociais
o Importância do papel do adulto como modelo de referência
o Importância do contexto escolar e suas implicações nos comportamentos sociais
oInternet e redes sociais
oPrincipais desafios do desenvolvimento da sexualidade e relações entre pares

• Fatores condicionantes do desenvolvimento das crianças e jovens

• Problemas de desenvolvimento - sinais de alerta

• O período da adolescência
o Características (feminino versus masculino)
o Adaptação e inserção
o Desvios
o Estratégias de comunicação

Objectivos Específicos

No final da ação de formação os formandos deverão ser capazes de:
• Identificar as especificidades do desenvolvimento de crianças e jovens.
• Identificar os fatores condicionantes do desenvolvimento das crianças e jovens.
• Identificar os sinais de alerta relativos aos problemas de desenvolvimento das crianças e jovens.

Avaliação

A - Avaliação da aprendizagem e comportamento dos formandos (ao longo de todas as sessões):

Avaliação contínua (formativa e sumativa) com base nos seguintes critérios:
A1 - Avaliação comportamental (50%):
A1.1. - Motivação (está motivado/a para o processo de aprendizagem, criando os condições de disponibilidade e atenção);
A1.2. - Participação (interage com o grupo; participa nos grupos de trabalho; coloca questões e exprime opiniões criticas e fundamentadas);
A1.3. - Relações Interpessoais (interage com o grupo, respeitando as regras básicas da comunicação);
A1.4. - Trabalho em Equipa
/Adaptação a uma tarefa (adere a propostas de trabalho em equipa ou adere à realização de uma aplicação prática dos conhecimentos transmitidos)
A2 - Avaliação de conhecimentos/competências adquiridas (50%):
A2.1. - Resposta a questões em testes ou fichas pedagógicas (e/ou)
A2.2. - Resposta a trabalhos individuais ou de grupo (e/ou)
A2.3. - Aplicação de grelha de observação (e/ou)
A2.4. - Resultados de aplicação de medidas de recuperação (sempre que necessário)

- Avaliação final (sumativa):

No final da intervenção/ação, o/a Formador/a conclui o preenchimento da grelha para os itens de avaliação, atribuindo a nota final (na escala de 1 a 5). Obtém
resultado “Com aproveitamento”/”Certificação” se o/a formando/a atingir uma qualificação igual ou superior a 3 (Suficiente).

Para o alcance de aproveitamento os formandos devem cumprir o critério "Assiduidade e Pontualidade” (Comparecem às horas marcadas e cumprem o horário da formação, no mínimo de 90% da duração da ação. Em casos excecionais esta percentagem pode ser revista desde que aplicadas medidas de recuperação)".

B- Avaliação de reação (formandos e formador) – aplicação de questionário de avaliação de reação (última sessão).

Metodologia

Método Expositivo – transmissão de conhecimentos através de atividades mais teóricas como por exemplo apresentação multimédia com texto, imagens e
vídeos.

Métodos Ativos - Centrado nos formandos com recurso a técnicas como análise de estudos caso, trabalhos individuais e de grupo com pesquisa e apresentação
em plenário.

Método Interrogativo - verificação de conhecimentos prévios que os formandos possuem e a aquisição de conhecimentos adquiridos ao longo da ação de
formação