A - Avaliação da aprendizagem e comportamento dos formandos (ao longo de todas as sessões):Avaliação contínua (formativa e sumativa) com base nos seguintes critérios: A1 - Avaliação comportamental (50%): A1.1. - Motivação (está motivado/a para o processo de aprendizagem, criando os condições de disponibilidade e atenção); A1.2. - Participação (interage com o grupo; participa nos grupos de trabalho; coloca questões e exprime opiniões criticas e fundamentadas); A1.3. - Relações Interpessoais (interage com o grupo, respeitando as regras básicas da comunicação); A1.4. - Trabalho em Equipa/Adaptação a uma tarefa (adere a propostas de trabalho em equipa ou adere à realização de uma aplicação prática dos conhecimentos transmitidos) A2 - Avaliação de conhecimentos/competências adquiridas (50%): A2.1. - Resposta a questões em testes ou fichas pedagógicas (e/ou) A2.2. - Resposta a trabalhos individuais ou de grupo (e/ou) A2.3. - Aplicação de grelha de observação (e/ou) A2.4. - Resultados de aplicação de medidas de recuperação (sempre que necessário)- Avaliação final (sumativa):No final da intervenção/ação, o/a Formador/a conclui o preenchimento da grelha para os itens de avaliação, atribuindo a nota final (na escala de 1 a 5). Obtémresultado “Com aproveitamento”/”Certificação” se o/a formando/a atingir uma qualificação igual ou superior a 3 (Suficiente).Para o alcance de aproveitamento os formandos devem cumprir o critério "Assiduidade e Pontualidade” (Comparecem às horas marcadas e cumprem o horário da formação, no mínimo de 90% da duração da ação. Em casos excecionais esta percentagem pode ser revista desde que aplicadas medidas de recuperação)".B- Avaliação de reação (formandos e formador) – aplicação de questionário de avaliação de reação (última sessão).