Informação sobre o curso

Manifestar interesse Pedir contacto
  • Duração25.0 horas
  • Condições de Inscrição

    Situação face ao emprego:

    A - Se Ativos empregados:
    1. Trabalhadores por conta de outrem (cópia de recibo de vencimento do último mês).
    2. Trabalhadores por conta própria (declaração de abertura de atividade + cópia de RVE).
    Os ativos empregados devem ter mínimo de escolaridade obrigatória (do 1º ciclo ao 3º ciclo completo)

    B - Se Ativos desempregados:
    1. e inscritos há menos de 12 meses no IEFP, a procura de novo emprego.
    2. Necessário apresentar comprovativo de inscrição no Centro de Emprego.
    Os Ativos desempregados devem ter habilitação mínima do ensino secundário

    A ou B: Em ambas as situações os formandos deverão apresentar:
    3. Certificado Escolar / certificado de habilitações.
    4. Comprovativo de morada fiscal – declaração extraída do site da AT ou recibo de vencimento se tiver a morada).

  • Área de Formação

    Serviço de Apoio a Crianças e Jovens

  • Referencial de Formação

    Cuidador/a de Crianças e Jovens

  • Conteúdos Programáticos

    • Evolução e perspetivas da dinâmica familiar

    • Diversidade de modelos familiares

    • Formas de parentalidade: biológica, adoção, apadrinhamento civil, acolhimento familiar e tutela

    • Colaboração com a família
    o Estilos educativos parentais
    o Adaptação a diferentes contextos familiares
    o Estratégias de gestão e prevenção de conflitos

    • Conciliação da vida familiar e vida profissional

  • Objectivos Específicos

    No final da ação de formação os formandos deverão ser capazes de:
    • Identificar os modelos familiares e as diferentes formas de parentalidade.
    • Colaborar com a família na defesa do superior interesse da criança.
    • Conciliar a vida familiar com a atividade de ama.

  • Avaliação

    A - Avaliação da aprendizagem e comportamento dos formandos (ao longo de todas as sessões):

    Avaliação contínua (formativa e sumativa) com base nos seguintes critérios:
    A1 - Avaliação comportamental (50%):
    A1.1. - Motivação (está motivado/a para o processo de aprendizagem, criando os condições de disponibilidade e atenção);
    A1.2. - Participação (interage com o grupo; participa nos grupos de trabalho; coloca questões e exprime opiniões criticas e fundamentadas);
    A1.3. - Relações Interpessoais (interage com o grupo, respeitando as regras básicas da comunicação);
    A1.4. - Trabalho em Equipa
    /Adaptação a uma tarefa (adere a propostas de trabalho em equipa ou adere à realização de uma aplicação prática dos conhecimentos transmitidos)
    A2 - Avaliação de conhecimentos/competências adquiridas (50%):
    A2.1. - Resposta a questões em testes ou fichas pedagógicas (e/ou)
    A2.2. - Resposta a trabalhos individuais ou de grupo (e/ou)
    A2.3. - Aplicação de grelha de observação (e/ou)
    A2.4. - Resultados de aplicação de medidas de recuperação (sempre que necessário)

    - Avaliação final (sumativa):

    No final da intervenção/ação, o/a Formador/a conclui o preenchimento da grelha para os itens de avaliação, atribuindo a nota final (na escala de 1 a 5). Obtém
    resultado “Com aproveitamento”/”Certificação” se o/a formando/a atingir uma qualificação igual ou superior a 3 (Suficiente).

    Para o alcance de aproveitamento os formandos devem cumprir o critério "Assiduidade e Pontualidade” (Comparecem às horas marcadas e cumprem o horário da formação, no mínimo de 90% da duração da ação. Em casos excecionais esta percentagem pode ser revista desde que aplicadas medidas de recuperação)".

    B- Avaliação de reação (formandos e formador) – aplicação de questionário de avaliação de reação (última sessão).

  • Observações

    761175 - Técnico/a de Ação Educativa
    761361 - Cuidador/a de Crianças e Jovens

  • Metodologia

    Método Expositivo – transmissão de conhecimentos através de atividades mais teóricas como por exemplo apresentação multimédia com texto, imagens e
    vídeos.

    Métodos Ativos - Centrado nos formandos com recurso a técnicas como análise de estudos caso, trabalhos individuais e de grupo com pesquisa e apresentação
    em plenário.

    Método Interrogativo - verificação de conhecimentos prévios que os formandos possuem e a aquisição de conhecimentos adquiridos ao longo da ação de
    formação

  • Formador(es)

    • Ana Reis

    • Ana Reis (n.1972). Educadora de Infância. Trabalha em IPSS há 25 anos tendo sido Educadora em sala durante 7 anos, Directora Pedagógica sem sala fixa durante 12 anos com a responsabilidade de gerir as equipas educativas, materiais pedagógicos, acompanhar as actividades desenvolvidas nas salas e a elaboração dos Projectos Pedagógicos e Educativos. Desde 2016 desempenha a função de Directora Técnica tendo como responsabilidade a gestão das equipas educativas e técnicas das diferentes valências, gestão de utentes, controle e gestão financeira, colocar em prática as orientações emanadas dos Órgãos Sociais da Instituição. Frequentou outras formações que apoiaram a sua prática profissional entre elas destaca-se: Gestão de Organizações Sociais, Oficina no Modelo Pedagógico do Movimento da Escola Moderna e Gestão de Qualidade.


    • Marisa Bossa

    • Marisa Bossa (n.1977). Psicóloga Clínica - Especialização Avançada em Psicologia Comunitária. Pós graduação em Terapia Familiar e de Casal (Instituto CRIAP). Diretora Executiva da “Associação TLG Crescer com Amigos Portugal”. Desde jan. 2021, dá consultas de Psicologia em clínica privada. De set de 2012 a set de 2020 foi Diretora Técnica em IPSS, das respostas sociais da Creche “Voar mais Alto” (81 crianças), Pré-escolar “Voar mais Alto” (100 crianças). Coordenação Equipa Educativa até maio de 2020. De 2001 a 2007 foi psicóloga em Lar de Crianças Especializada na temática da adaptação das crianças e jovens perante alterações no contexto familiar relacionados com situações de divórcio e luto. Como formadora abrada ainda as temáticas da depressão, ansiedade e bullying.


    • Tito Dantas (n. 1993). Mestre em Psicologia Educacional, é formador e psicólogo. Já desempenhou cargos de técnico de formação, técnico de orientação e reconhecimento e validação de competências. Colabora numa rede internacional de Psicólogos que trabalham através de uma Plataforma de consultas a distância. Na Castelform ministrou formação na utilização de plataformas digitais de teletrabalho.


Manifestar interesse Pedir contacto