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Duração
25.0 horas
Informação sobre o curso Cuidados de rotina diária e atividades promotoras do desenvolvimento da criança (UFCD 9185)
Duração
25.0 horas
Condições de Inscrição

Situação face ao emprego:

A - Se Ativos empregados:
1. Trabalhadores por conta de outrem (cópia de recibo de vencimento do último mês).
2. Trabalhadores por conta própria (declaração de abertura de atividade + cópia de RVE).
Os ativos empregados devem ter mínimo de escolaridade obrigatória (do 1º ciclo ao 3º ciclo completo)

B - Se Ativos desempregados:
1. e inscritos há menos de 12 meses no IEFP, a procura de novo emprego.
2. Necessário apresentar comprovativo de inscrição no Centro de Emprego.
Os Ativos desempregados devem ter habilitação mínima do ensino secundário

A ou B: Em ambas as situações os formandos deverão apresentar:
3. Certificado Escolar / certificado de habilitações.
4. Comprovativo de morada fiscal – declaração extraída do site da AT ou recibo de vencimento se tiver a morada).

Área de Formação

Serviço de Apoio a Crianças e Jovens

Referencial de Formação

Acompanhante de Crianças

Conteúdos Programáticos

• Formas de organização do espaço físico, do equipamento e material necessário ao exercício da atividade de ama

• Desenvolvimento das rotinas com as crianças
o Entrada, acolhimento e saída das crianças e familiares
o Cuidados de higiene
o Apoio na alimentação
o Descanso
o Cuidados em situação de doença ou acidente

• Atividades promotoras do desenvolvimento com crianças dos 0 aos 3 anos
o Jogos sensoriomotores
o Jogos relacionais ou funcionais
o Jogos de construção
o Jogos simbólicos ou “faz de conta”
o Jogos de linguagem: histórias, lengalengas, destrava línguas, canções, outras

• Planeamento das rotinas diárias e das atividades promotoras do desenvolvimento.
o Importância do brincar no contexto da relação e dos cuidados diários à criança

?Papel do adulto no brincar

?Socialização e autonomização da criança

?Descoberta do mundo natural
o Importância da garantia da continuidade das rotinas da criança na ama e na família
o Intencionalidade educativa no trabalho com crianças dos 0 aos 3 anos
o Estratégias de implementação das rotinas e atividades
o Regras e limites

Observações

Qualificações
• 761175 - Técnico/a de Ação Educativa
• 761361 - Cuidador/a de Crianças e Jovens

Metodologia

Método Expositivo – transmissão de conhecimentos através de atividades mais teóricas como por exemplo apresentação multimédia com texto, imagens e
vídeos.

Métodos Ativos - Centrado nos formandos com recurso a técnicas como análise de estudos caso, trabalhos individuais e de grupo com pesquisa e apresentação
em plenário.

Método Interrogativo - verificação de conhecimentos prévios que os formandos possuem e a aquisição de conhecimentos adquiridos ao longo da ação de
formação