Informação sobre o curso

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  • Duração25.0 horas
  • Condições de Inscrição

    Situação face ao emprego:

    A - Se Ativos empregados:
    1. Trabalhadores por conta de outrem (cópia de recibo de vencimento do último mês).
    2. Trabalhadores por conta própria (declaração de abertura de atividade + cópia de RVE).
    Os ativos empregados devem ter mínimo de escolaridade obrigatória (do 1º ciclo ao 3º ciclo completo)

    B - Se Ativos desempregados:
    1. e inscritos há menos de 12 meses no IEFP, a procura de novo emprego.
    2. Necessário apresentar comprovativo de inscrição no Centro de Emprego.
    Os Ativos desempregados devem ter habilitação mínima do ensino secundário

    A ou B: Em ambas as situações os formandos deverão apresentar:
    3. Certificado Escolar / certificado de habilitações.
    4. Comprovativo de morada fiscal – declaração extraída do site da AT ou recibo de vencimento se tiver a morada).

  • Área de Formação

    Serviço de Apoio a Crianças e Jovens

  • Referencial de Formação

    Acompanhante de Crianças

  • Conteúdos Programáticos

    • Formas de organização do espaço físico, do equipamento e material necessário ao exercício da atividade de ama

    • Desenvolvimento das rotinas com as crianças
    o Entrada, acolhimento e saída das crianças e familiares
    o Cuidados de higiene
    o Apoio na alimentação
    o Descanso
    o Cuidados em situação de doença ou acidente

    • Atividades promotoras do desenvolvimento com crianças dos 0 aos 3 anos
    o Jogos sensoriomotores
    o Jogos relacionais ou funcionais
    o Jogos de construção
    o Jogos simbólicos ou “faz de conta”
    o Jogos de linguagem: histórias, lengalengas, destrava línguas, canções, outras

    • Planeamento das rotinas diárias e das atividades promotoras do desenvolvimento.
    o Importância do brincar no contexto da relação e dos cuidados diários à criança

    ?Papel do adulto no brincar

    ?Socialização e autonomização da criança

    ?Descoberta do mundo natural
    o Importância da garantia da continuidade das rotinas da criança na ama e na família
    o Intencionalidade educativa no trabalho com crianças dos 0 aos 3 anos
    o Estratégias de implementação das rotinas e atividades
    o Regras e limites

  • Observações

    Qualificações
    • 761175 - Técnico/a de Ação Educativa
    • 761361 - Cuidador/a de Crianças e Jovens

  • Metodologia

    Método Expositivo – transmissão de conhecimentos através de atividades mais teóricas como por exemplo apresentação multimédia com texto, imagens e
    vídeos.

    Métodos Ativos - Centrado nos formandos com recurso a técnicas como análise de estudos caso, trabalhos individuais e de grupo com pesquisa e apresentação
    em plenário.

    Método Interrogativo - verificação de conhecimentos prévios que os formandos possuem e a aquisição de conhecimentos adquiridos ao longo da ação de
    formação

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