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22
JAN

2024

18.0 horas

150,00€

Formação a Distância (FAD)

  • Horário18:30-21:30
  • Duração18.0 horas
  • Início22/01/2024
  • Fim26/02/2024
  • Local de FormaçãoFormação a Distância (FAD)

    -
  • Preço150,00€
Datas de Realização

22 e 29 de jan.; 5, 14, 19 e 26 de fev. 2024 (6 dias), das 18:30 às 21:30

Apresentação

Ao longo de 17 anos de carreira, como curadora e mediadora cultural, Helena Mendes Pereira desenvolveu um conjunto alargado de projetos de arte em espaço público, tendo produzido pensamento sobre o poder da Arte em espaço público e a importância da curadoria.

Há uma consciência da urgência do contacto quotidiano com a obra de Arte como promotora da literacia, do conhecimento e, consequentemente, da construção de consciência crítica e de cidadania. A presença da Arte em espaço público é, assim, muito mais do que dotar o território do belo. É um ato político e simbólico como foram sendo sempre, ao longo da História, as transformações urbanas.

A história urbana mostra que às transformações de ordem económica e social se segue a adequação das estruturas, das formas e das imagens das cidades. Neste novo tempo que vivemos, é perentório que o espaço público seja cada vez mais um convite, não à profusão dos eventos, mas ao convívio moderado e seguro. A Arte pode ajudar, pode ter essa mensagem. Para a economia da cidade industrial, importava a proximidade a fontes de matérias-primas e de energia, a disponibilidade de capital, a força do trabalho de qualificação baixa ou média e um grande mercado local. Mas as exigências da cidade são radicalmente diferentes para a nova economia, que, segundo Peter Hall, deixou de ser uma “economia de informação” e se tornou numa “economia da cultura”, na qual a cultura se tornou na peça central da máquina reprodutiva do capitalismo, a sua nova mola propulsora.

Neste sentido, neste curso serão dados vários exemplos de projetos de arte em espaço público, nacionais e internacionais, e abordadas propostas concretas para o desenvolvimento de projetos e debatida a necessidade da criação de legislação para esta área específica da atividade pública.

Condições de Inscrição

Valor da Inscrição: 150,00 euros.
Disponibilidade para frequência mínima de 75% da carga horária total.
Disponibilidade para partilhar com um grupo um projeto (real ou hipotético) de Curadoria de Arte em Espaço Público.

Objetivo Geral

Enquadrar a Arte em espaço público como uma nova camada na construção dos espaços, da consciência crítica e da cidadania

Objetivos Específicos

No final da ação de formação os formandos deverão ser capazes de:
• Relacionar o papel e a importância da curadoria nos projetos de arte em espaço público;
• Identificar as vertentes e os impactes num projeto de arte em espaço público;
• Planificar a organização, instalação, comunicação e mediação de um projeto de arte em espaço público.

Conteúdos Programáticos

• O papel e a importância da curadoria nos projetos de arte em espaço público;
• O poder da arte em espaço público na promoção da literacia, do conhecimento e, consequentemente, da construção de consciência crítica e de cidadania;
• As vertentes do belo, do ato político e da literacia cultural no projeto artístico;
• Ferramentas de apoio à definição do conceito e conteúdos de uma exposição;
• Planificação da atividade logística e organizativa;
• Estratégias de mediação e educação com os públicos;
• Conteúdos comunicacionais e de promoção dos projetos de arte em espaço público.

Avaliação

• Avaliação final (sumativa): na última sessão cada formando propõe um projeto de arte em espaço público para que possa ser discutido em grupo. O exemplo a escolher deve evidenciar os critérios e as boas práticas dadas nas sessões teóricas.
• Avaliação de satisfação (formandos e formador) – aplicação de questionário de avaliação de reação (última sessão).

Certificado de formação profissional emitido na plataforma SIGO/ANQEP.

Formador(es)

Helena Mendes Pereira

Curadora e investigadora em práticas artísticas e culturais contemporâneas. É licenciada em História da Arte (FLUP). É mestre em Comunicação, Arte e Cultura (ICS-UMinho) e doutorada em Ciências da Comunicação, com uma tese sobre Curadoria enquanto processo de comunicação da Arte Contemporânea. É, desde janeiro de 2017, diretora-geral e curadora da zet gallery (https://zet.gallery/) situada em Braga. Iniciou atividade profissional em 2007 na Bienal Internacional de Arte de Cerveira (Fundação Bienal de Cerveira), entidade onde exerce atividade como curadora independente, tendo sido Diretora Artística, em 2022, da XXII Bienal Int. Arte Cerveira. Com mais de 17 anos de experiência profissional é autora de mais de 80 projetos de Curadoria, tendo já trabalhado com mais de 200 artistas, nacionais e internacionais. Desenvolve larga atividade como formadora e consultora, tendo já ministrado cerca de 3000 horas de formação. Na Castelform ministrou 23 ações de curadoria e programação cultural.

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Metodologia

• Com a utilização do método interrogativo os formandos são desafiados a falar sobre as suas experiências e dúvidas na curadoria de projetos de arte em espaço público;
• Com a utilização do método expositivo a formadora apresenta os conteúdos que reforçam o conhecimento sobre a temática e que enquadram esta nova atividade na função de curador;
• Com a utilização do método ativo a formadora/animadora envolve os formandos na construção, reflexão e partilha de estratégias e instrumentos que os capacitem a planificar a organização, instalação, comunicação e mediação de um projeto de arte em espaço público.