Informação sobre a edição do curso

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  • HorárioTerças e Quintas, das 20:00-23:00
  • Duração25.0 horas
  • Início08/11/2022
  • Fim06/12/2022
  • Local de FormaçãoFormação a Distância (FAD)

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  • Datas de Realização

    De 08 de novembro a 06 de dezembro de 2022 | Horário: Pós-laboral - das 20:00 às 23:00 (3 horas/sessão). Todas as terças e quintas feiras.

  • Condições de Inscrição

    1 - Se Ativos:
    a) Recibo de Vencimento (Preferencial) – último mês ou mês da formação ou b) Declaração da Entidade Patronal (excecionalmente) – último mês ou mês da formação ou c) Dec. Inicio de atividade + Atual situação cadastral na AT ou RVE ou extrato da declaração de remunerações à Segurança Social (se ano diferente do da inscrição) - no caso de trabalhadores independentes

    2 - Se desempregados:
    a) Declaração do IEFP (com menos de 30 dias) - (NOTA: apenas são elegíveis desempregados inscritos no IEFP há menos de 12 meses) ou b) Extrato detalhado de remunerações da Segurança Social - último ano (opcional e aplicável no caso de não ser possível a declaração do IEFP.

    Escolaridade mínima 3º ciclo - na situação 1 e secundário - na situação 2.

  • Área de Formação

    Ciências Informáticas

  • Observações

    Enquadramento da Ação:

    Entre novembro de 2020 e maio de 2022, com o Formador Ricardo Costa, fizemos 10 edições “on line” do curso de “Excel Avançado” (UFCD 0757 – Folha de cálculo – funcionalidades avançadas).
    No final destas 10 edições alguns formandos manifestaram-nos o interesse em aprofundar este curso e a folha de cálculo, quer com a consolidação de aprendizagens, quer com a abordagem de novas funcionalidades.
    Não havendo no Catálogo Nacional de Qualificações (CNQ) uma UFCD específica de continuidade do “Excel Avançado”, propomos a frequência da UFCD “0822 – Gestão e organização da Informação”, também de nível 4, com ajustamento dos conteúdos.

    NOTA: O Certificado de Qualificações irá fazer menção a UFCD “0822 – Gestão e organização da Informação”

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos:
    (Adaptado da “UFCD 0822 – Gestão e organização da Informação”)

    1. Realizar cálculos:
    • Referências Relativas, Absolutas e Mistas.
    • Funções avançadas das categorias Matemática e trigonometria; Estatística; Lógica; Consulta e Referência.
    • Cálculos com datas e horas.

    2. Consolidar
    • Consolidar folhas de cálculo e livros por posição e por categoria.
    • Editar e atualizar as ligações.

    3. Formatação Condicional
    • Regras de Realce de Células
    • Regras de Valores Mais Altos/Baixos
    • Barras de dados e Escalas de Cores
    • Conjuntos de Ícones
    • Formatação Condicional com fórmulas para formatar linhas inteiras

    4. Validar dados

    5. Proteger células, folhas e livros; ocultar folhas

    6. Trabalhar com listas de dados e tabelas
    • Ordenar dados.
    • Filtro Automático e filtro avançado.
    • Utilizar funções de base de dados.
    • Aplicar subtotais e destaques.
    • Formatar como tabela.

    7. Tabelas dinâmicas
    • Criar e alterar o esquema de uma tabela dinâmica.
    • Modificar a orientação, o nome e a função de sumário dos campos.
    • Atualizar tabela dinâmica.
    • Agrupar e desagrupar dados.
    • Campos calculados.
    • Criar gráficos dinâmicos.

    8. Ferramentas de previsão
    • Atingir objetivo.
    • Gestor de cenários.

    9. Gráficos
    • Tipos de gráficos comuns, criação de gráficos 2D e 3D
    • Gráficos Recomendados
    • Formatação
    • Funcionalidades dos gráficos
    • Gráficos Sparkline

    10. Construção de um dashboard
    • Organização das tabelas de suporte
    • Organização dos Gráficos
    • Gráficos Avançados
    • Aplicações de formatação condicional

    11. Personalizar o Excel
    • Definir as opções de trabalho do Excel.
    • Criar e personalizar a barra de ferramentas de acesso rápido.
    • Ativar e desativar suplementos.

    12. Macros
    • Gravar uma macro com o assistente.
    • Ligar macros a botões.
    • Segurança de macros.

    13. Introdução ao Power Query
    • Importar dados de uma tabela/intervalo do próprio ficheiro ou de um ficheiro externo.
    • Importar dados de uma pasta.
    • Importar dados de um ficheiro pdf.
    • Importar dados de uma página Web.
    • Juntar várias tabelas numa só tabela - Acrescentar Consultas.
    • Criar Procvs com o Power Query - Intercalar Consultas.
    • Adicionar coluna a partir de exemplos.
    • Adicionar coluna personalizada e coluna índice.
    • Criar funções Ses com Coluna Condicional.
    • Duplicar e referenciar consultas e Agrupar Por.
    • Anular Dinamização das Colunas.

    14. Introdução ao Power Pivot
    • Criar um Modelo de Dados no Excel
    • Relacionar tabelas
    • Chaves primárias e chaves estrangeiras
    • Noções básicas de linguagem DAX

  • Formador(es)

    • Ricardo Costa

    • Ricardo Costa. Licenciado em Economia. A sua experiência profissional na área da Informática tem sido desdenvolvida desde 2002 até ao presente. Atualmente desempenho funções com formador e professor na área das TIC e Robótica. Paralelamente desenvolvo funções como coordenador de formação profissional, organizando outros eventos académicos, nomeadamente Workshops na área da Robótica e da Programação. Integra a equipa de formadores da Castelform. Nas duas edições anteriores (em formato e-learning) obteve avaliação de satisfação 4,9 (excelente), na escala de 1 a 5.


  • Conteúdo PDF

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