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  • Duração25.0 horas
Condições de Inscrição

Situação face ao emprego:

A - Se Ativos empregados:
1. Trabalhadores por conta de outrem (cópia de recibo de vencimento do último mês).
2. Trabalhadores por conta própria (declaração de abertura de atividade + cópia de RVE).
Os ativos empregados devem ter mínimo de escolaridade obrigatória (do 1º ciclo ao 3º ciclo completo)

B - Se Ativos desempregados:
1. e inscritos há menos de 12 meses no IEFP, a procura de novo emprego.
2. Necessário apresentar comprovativo de inscrição no Centro de Emprego.
Os Ativos desempregados devem ter habilitação mínima do ensino secundário

A ou B: Em ambas as situações os formandos deverão apresentar:
3. Certificado Escolar / certificado de habilitações.
4. Comprovativo de morada fiscal – declaração extraída do site da AT ou recibo de vencimento se tiver a morada).

Área de Formação

Serviço de Apoio a Crianças e Jovens

Referencial de Formação

Cuidador/a de Crianças e Jovens

Conteúdos Programáticos

• Estratégias interativas com a criança e jovens
• Crianças e jovens com dificuldades alimentares
o Condições médicas
o Problemas oro-motores (mastigação/deglutição)
o Sensibilidade oral
o Seletividade alimentar
o Diferentes vias de alimentação
o Necessidades nutricionais específicas
• Cuidados de higiene e bem estar para crianças e jovens com mobilidade reduzida
• Higiene da pele
• Posicionamento

Objectivos Específicos

No final da ação de formação os formandos deverão ser capazes de:
• Reconhecer formas de interação positiva no contexto das rotinas diárias, promotoras do desenvolvimento e bem estar da criança e do jovem com necessidades educativas específicas.
• Apoiar as crianças e jovens com necessidades educativas específicas nas suas rotinas diárias.

Avaliação

A - Avaliação da aprendizagem e comportamento dos formandos (ao longo de todas as sessões):

Avaliação contínua (formativa e sumativa) com base nos seguintes critérios:
A1 - Avaliação comportamental (50%):
A1.1. - Motivação (está motivado/a para o processo de aprendizagem, criando os condições de disponibilidade e atenção);
A1.2. - Participação (interage com o grupo; participa nos grupos de trabalho; coloca questões e exprime opiniões criticas e fundamentadas);
A1.3. - Relações Interpessoais (interage com o grupo, respeitando as regras básicas da comunicação);
A1.4. - Trabalho em Equipa
/Adaptação a uma tarefa (adere a propostas de trabalho em equipa ou adere à realização de uma aplicação prática dos conhecimentos transmitidos)
A2 - Avaliação de conhecimentos/competências adquiridas (50%):
A2.1. - Resposta a questões em testes ou fichas pedagógicas (e/ou)
A2.2. - Resposta a trabalhos individuais ou de grupo (e/ou)
A2.3. - Aplicação de grelha de observação (e/ou)
A2.4. - Resultados de aplicação de medidas de recuperação (sempre que necessário)

- Avaliação final (sumativa):

No final da intervenção/ação, o/a Formador/a conclui o preenchimento da grelha para os itens de avaliação, atribuindo a nota final (na escala de 1 a 5). Obtém
resultado “Com aproveitamento”/”Certificação” se o/a formando/a atingir uma qualificação igual ou superior a 3 (Suficiente).

Para o alcance de aproveitamento os formandos devem cumprir o critério "Assiduidade e Pontualidade” (Comparecem às horas marcadas e cumprem o horário da formação, no mínimo de 90% da duração da ação. Em casos excecionais esta percentagem pode ser revista desde que aplicadas medidas de recuperação)".

B- Avaliação de reação (formandos e formador) – aplicação de questionário de avaliação de reação (última sessão).

Observações

Referencial de formação: 761361 - Cuidador/a de Crianças e Jovens (nível 2)

Metodologia

Método Expositivo – transmissão de conhecimentos através de atividades mais teóricas como por exemplo apresentação multimédia com texto, imagens e
vídeos.

Métodos Ativos - Centrado nos formandos com recurso a técnicas como análise de estudos caso, trabalhos individuais e de grupo com pesquisa e apresentação
em plenário.

Método Interrogativo - verificação de conhecimentos prévios que os formandos possuem e a aquisição de conhecimentos adquiridos ao longo da ação de
formação

Formador(es)

Isabel Tavares

(Isabel Tavares, n. 1960). Professora de Educação Especial no Agrupamento de Escolas de Lourinhã. Licenciada em Geografia. Especialização em necessidades educativas especiais de carácter permanente e do domínio cognitivo e motor. Mestrado em educação especial. Formadora do Centro de formação de Escolas de Torres Vedras e de Lourinhã. Mãe de 3 filhos e avó de 5 netos.