Turismo e Lazer

  • CURADORIA: Pensar e organizar exposições de arte e de artistas contemporâneos

    16.0 horas

    150,00€

    Apresentação

    FUNDAMENTAÇÃO DO CURSO: Os espaços de exposição e apresentação da produção artística contemporânea multiplicam-se e a curadoria cresce enquanto disciplina e atividade profissional. O conceito prolifera-se e há uma necessidade de clarificação de qual o perfil e quais as funções que se esperam da curadoria. Esta ação de formação pretende, em primeiro lugar, definir qual o papel e conteúdo funcional do curador e fornecer ferramentas concretas que permitam o estabelecimento de uma dinâmica ampla que vai da definição do conceito e conteúdos de uma exposição até às estratégias de mediação e educação com os públicos, passando por toda a atividade logística e organizativa, pelo exercício de construção de conteúdos texto para as várias tipologias de materiais de comunicação e pela regulamentação da relação profissional com artistas, colecionadores e instituições. FORMADORA: Helena Mendes Pereira (n.1985) é curadora e investigadora em práticas artísticas e culturais contemporâneas. Amiúde, aventura-se pela dramaturgia e colabora, como produtora, em projetos ligados à música e ao teatro, onde tem muitas das suas raízes profissionais. É licenciada em História da Arte (FLUP); frequentou a especialização em Museologia (FLUP), a pós-graduação em Gestão das Artes (UCP); é mestre em Comunicação, Arte e Cultura (ICS-UMinho) e doutoranda em Ciências da Comunicação, com uma tese sobre Mercado da Arte no pós 25 de Abril de 1974. Atualmente, é chief curator da zet gallery (Braga) e integra a equipa da Fundação Bienal de Arte de Cerveira como curadora e no apoio à coordenação artística, tendo sido com esta entidade que iniciou o seu percurso profissional no verão de 2007. No âmbito da educação e mediação cultural orienta, regularmente, visitas a exposições e museus de Arte Contemporânea, tendo já lecionado o tema em várias instituições de ensino. Integra, no ano letivo de 2018/2019 o corpo docente da Universidade do Minho como assistente convidada. É formadora sénior e consultora nas áreas da gestão e programação cultural. Publica regularmente em jornais e revistas da especialidade, tais como o quinzenário As Artes entre as Letras, nas revistas RUA e UMBIGO. Tem publicados catálogos e outros resultados de investigações mais profundas sobre artistas e contextos de curadoria

  • Liderança, gestão e motivação de equipas (UFCD_9761)

    25.0 horas

    Apresentação

  • Língua inglesa - informação (Ufcd 3486)

    50.0 horas

    Apresentação

    Pretende-se que os formandos no final da formação sejam capazes de aplicar vocabulário técnico na comunicação com os clientes em língua Inglesa.

  • Marketing turístico (UFCD 4328)

    50.0 horas

    Apresentação

    O curso de marketing turístico, tem como principal objetivo introduzir ideias inovadoras na promoção turística da Região Minho e das unidades de turismo em espaço rural a laborar nesta região, assim como de outras empresas ligadas à restauração, atividades radicais e lazer. Através da reflexão conjunta pretendemos, que os empresários e colaboradores destas empresas, identifiquem e operacionalizem novos canais de comunicação e atração de novos públicos.

  • Plano de Negócio - criação de micronegócios (UFCD 7854)

    25.0 horas

    Apresentação

    No final do curso os participantes receberão um Certificado de Qualificações, com aproveitamento, no caso do alcance dos objetivos definidos e da participação em, pelo menos, 90% da duração da formação. Esta UFCD - Unidade de Formação Modular Certificada está integrada no Catálogo Nacional de Qualificações e faz parte de um percurso de qualificação de nível 2/4, pelo que a certificação nesta UFCD contribui para uma qualificação profissional daqueles níveis.

  • Técnicas de Venda

    25.0 horas

    Apresentação

  • Turismo Ambiental e Rural

    150.0 horas

    Apresentação